26.2.14

♥ Loli Types♥

Olá, gente ♥
Então... Faz tempo que quero falar sobre moda Lolita aqui, mas sempre ficava com dúvidas sobre o que ou qual tipo falar primeiro... Aí, hoje resolvi o problema... Vamos falar de todos rsrs (pelo menos o que eu conheço, né?). Fiz uns resumos básicos só pra gente entender um pouco de cada.

♥ Lolita ♥

Antes, eu vou dizer um pouco sobre o que é a moda Loli...
A moda Lolita começou lá nos anos 80, é uma moda de rua japonesa inspirada nos períodos rococó e vitorianos. Hoje essa moda já ganhou seguidores por todo o mundo e ainda mais subtipos, os vamos ver agora.

*Aristocrat*

Como o nome já diz é inspirado na moda aristocrática, pode ser considerado Lolita "mais madura". Tem muito em comum com o ocidental "Gótico Romântico". Nesse sub usa-se normalmente saias longas, porém, também é permitido saias mais curtas em períodos de temperatura mais quente. Composto por corsets e espartilhos. A maquiagem usada é simples com um toque mais sombrio, comum usar olhos escurecidos e batom vinho. Usado por homens e mulheres.

*Brolita*

Bom... Brolita nada mais é do que meninos que usam a moda Lolita e diferente de Ouji, esses usam as roupas femininas, ou seja, saias e vestidos. E podem se encaixar em qualquer um dos sub-estilos.

*Casual*

Não é muito considerado um subtipo, na verdade é um modo de usar a moda com roupas casuais/comuns.

*Classic*

É o estilo clássico. Remete a moda vitoriana e ao rococó original. Suas cores são: bege, vinho, verde escuro e marfim.

*Country*

Pode-se dizer que é mais inspirado em camponesas. É uma subdivisão de Sweet. Com estampas xadrez e florais. Muito comum usar mini chapéu de palha e avental nesse sub.

*Creepy*

Esse é uma das mais recentes divisões de Lolita, vêm de um estilo também recente, chamado Creepy Cute. Faz parte do "Kawaii Gortesco", que mistura fofo e sombrio. Suas cores são misturas entre cores pastéis com preto. Os acessórios usados tem elementos como laços, olhos, ossos, cruzes, morcegos, etc.

*Deco*

Deco é a mistura de Lolita com Decora Kei, se resume à muitas cores e acessórios - existe uma preferência pelo rosa, mas não é regra. É facilmente confundido com Sweet Ott. O importante nesse sub é ser bem colorido e ter sobreposições de cores e estampas.

*Elegant Gothic*

É considerado Gothic Lolita, mas com um toque mais refinado e discreto. O "elegant" foi acrescentado ao nome por Mana ao descrever as roupas de sua grife, Moi-Même-Moitié.

*Ero*

Esse é o mais "sexy", tem como marca o uso de lingerie a mostra. É sensual ao modo vitoriano. Usa saias mais curtas, armações de metal no lugar da saia, blomer (short estilo vovó) e anaguas à mostra também. Por ser mais provocantes, é essencial ter classe.

*Gothic*

São as chamadas "Dark Lolitas", apesar de não ter ligação com o Gótico, esse sub usa elementos do estilo, como crucifixos, morcegos e caixões. Suas cores: preferencialmente preto ou azul escuro, vermelho e verde escuro. A maquiagem preta e pele com aspecto pálido.

*Guro*

Inspirado em enfermeiras, o Guro é o que chega perto do "assustador", usa-se vestidos brancos salpicados de sangue (artificial, ok?), muitas vezes acompanhado de um urso de pelúcia rasgado ou "machucado" e objetos cortantes, como tesouras e facas. Também serve como acessórios tubos e máscaras cirúrgicas e ataduras. A maquiagem pode ser básica ou com cicatrizes e ferimentos. Também conhecidas como "Bonecas Quebradas".

*Hime / Princess*

Assim como o Hime Gyaru, também é inspirado nas princesas europeias e no rococó. Com roupas elegantes, mais longas e com muitos detalhes em tons pastéis. Tem como acessórios principais mini coroas, pérolas e luvas. Maquiagem também em tons pastéis e blush avermelhado.

*Kodona / Ouji / Dandy*

Muitas vezes considerada a versão masculina de Lolita, é inspirado nos meninos da era vitoriana. Apesar de usar roupas masculinas, Kodona também pode ser usado por meninas. Suas cores mais comuns são xadrez, preto, branco, azul, borgonha e rosa (nas versões femininas). Os acessórios principais são cartolas, boinas, meias 3/4, etc. A maquiagem é leve e mínima.

 *Kuro*

É considerado Kuro, qualquer Lolita totalmente vestida de preto.

*Maid*

Nem sempre é considerado um sub-estilo Lolita e muitas é vezes usado em cosplay, o Maid é inspirado em uniformes de empregada. Seus acessórios são: avental, tiara de empregada e muitas vezes são usadas orelhas de gato (neko) e de coelho. Apesar de ter um certo apelo "sexual", não significa que tenha a ver com sexo. Existem casas de chá e lanchonetes no Japão que usam esse estilo como uniforme, os chamados "Maid Café". 

*Pirate*

Quase extinto, o Pirate também causa polêmica sobre ser ou não ser um subtipo Lolita. Como o nome já diz, vêm da moda pirata. Seus acessórios são chapéus de pirata e tapa-olho.

*Punk*

Como pode-se imaginar, vêm da moda Punk ocidental, misturando o fofo ao agressivo. Usa cores como xadrez, listras e combinações de preto com vermelho, roxo ou rosa. Tem como acessórios botas, cintos e elementos com spikes, rebites e fivelas. Maquiagem básica, com lápis de olho e batom claro.

*Qi*

Inspirado no vestido tradicional chinês, com tecidos estampados de dragões ou flores de cerejeira, com gola alta e com fechamento lateral ou central. No cabelo pode se usar odangos (aqueles dois coques) enfeitados ou não, é comum usar headress ou cabelo solto sem enfeite, se mantendo nas tradições chinesas. Nos pés, usa-se sapatilhas.

*Sailor*

Alguns dizem que é inspirado no uniformes escolares e outros em uniformes de marinheiro, a segunda opção parece mais certa, já que tem como símbolos âncoras, navios e rodas. Seus acessórios mais comuns são laços e meias listradas. Suas cores: azul, branco e vermelho, podendo haver variações.

 *Shiro*

Shiro é a Lolita que, ao contrário do Kuro, se veste completamente de branco, sem nenhum detalhe de outra cor.

*Sweet*

Na minha opinião, esse é o mais usado. Inspirado em roupas vitorianas e mangá shoujo (mangá para meninas), tem roupas com aspecto fofo, com muitos laços, babados e fitas, muitas vezes com estampa de doces. Usa-se tons pastéis, rosa claro e azul bebê. Os acessórios são: sombrinha com fru-fru, laços, bolsas delicadas, etc. Normalmente carregam ursos de pelúcia em tons que combinem com seus vestidos ou bonecas como a Pullip.

*Sweet Ott*

Também é um sub recente, assim como o Creepy Lolita. Inspirado na moda Fairy Kei. Com cores pastéis e muitos acessórios se forma o Sweet Ott Lolita. É comum usar várias cores num só outifit e com estampas doces. Usa-se muitos acessórios fofos, também no cabelo. Make up exagerado, com cílios postiços e glitter.

*Wa*

É a mistura do estilo Lolita ao estilo tradicional japonês, onde se usa elementos como kimonos e getas.

Ufa... Quantos tipos rsrs 
Espero ter conseguido mostrar direito um pouco de cada e não ter desrespeitado as regras dos sub-estilos dessa moda linda, que é Lolita ♥
Então é isso, pessoal... Até a próxima!

Um comentário:

Unknown disse...

Êhh trabalhao que deu heim !!