21.2.14

♥ Olhos Diferentes ♥

Hoje vamos ter uma rápida aula de ciências (rsrs), bom... quem assiste animes, com certeza já se deparou com algum personagem que tenha olhos de cores diferentes. E esse será nosso assunto de hoje:
A heterocromia que inspira muitos mangakas.
Sei que muitos desses personagens tem o "olho diferente" por motivos bem fictícios da história, mas toda ficção tem um pouco de verdade, e sim, essa diferença entre os olhos existe mesmo, a chamada Heterocromia (Uh, quem assistiu 'X-Men Primeira Classe' já sabe... Mas será que prestou atenção? rsrs).
A Heterocromia é uma mutação/anomalia genética, na qual o portador nasce com um olho de cada cor.
Chamado "Gato de olho ímpar".
Parte científica: Isso deve a alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará - muita melanina gera cor marrom, pouca melanina gera cor azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.
Alguns tipos de heterocromia.
Ah! Não existe apenas a ocular... Também há a auditiva, chamada Síndrome de Waardenburg, que gera surdez, pode ocorrer por lesões ou derrames que causam a modificação de quantidade de melanina na retina.
Apesar de ser mais comum em animais domésticos ou selvagens (quando ocorre em gatos é chamado de "Gato do olho ímpar"), também acontece em humanos (Muito raro!). Mas temos alguns exemplos de famosos com a mutação: Kate Bosworth (Atriz), Tim Mcllrath (vocalista e guitarrista da banda Rise Against), Daniela Ruah (atriz) e Ailyn (vocalista da banda Sirenia).
Famosos que possuem a mutação. 
Aí... Já que estamos falando de olhos e estava relacionado ao assunto. Existe uma questão sobre o David Bowie ter heterocromia, o que não é verdade... Ele tem sim uma disfunção, é a Anisocoria,quando uma das pupilas fica dilatada o tempo todo, dando a impressão de serem de cores diferentes. Bowie não nasceu com isso, a mutação foi adquirida numa briga na adolescência, o que lhe tirou parcialmente a visão e a percepção das cores em um dos olhos.
Bowie, portador de Anisocoria.
Espero que tenham gostado da nossa aulinha básica! Até a próxima! Bye♥

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um comentário:

Unknown disse...

é realmente muito interessante esse assunto,mas eu desviando um pouco do assunto você sabe me dizer qual o nome dos animes?